Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem trabalha com softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Na hora de baixar programas como ArcGIS Desktop, Pro ou QGIS, você deve ficar atento em relação aos Requisitos Mínimos e Requisitos Recomendados.

Na tabela abaixo, destacamos as especificações de hardware e software que um laptop deve ter para atender às necessidades dos profissionais e estudantes de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aqui está a lista de requisitos de sistema do ArcGIS Pro que acreditamos ser mais adequados para você se basear na hora de escolher seu computador/laptop.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Tabela_configuracoes-1.jpg

Caso queira uma recomendação específica de notebook, a Ambiental Pro indica os Notebooks de Alta Performance da Avell.

Vamos agora entrar em mais detalhes sobre alguns dos principais requisitos que devemos ter atenção na hora de escolher o computador:

Processador

Este é um dos principais componentes de um computador e um dos mais sensíveis à variação de preço, dependendo da qualidade que você escolha. O processador é muito importante para definir a velocidade com que os processos são executados. Desde a abertura de programas como o QGIS ou ArcGIS, como a realização dos processamentos e análises de suas camadas. Para o processador, vamos recomendar a Intel, embora um AMD não seja uma opção ruim se sua velocidade for aceitável.

Entre um Intel core i3, i5 ou i7, o preço varia significativamente.

Um processador Intel Core i3 é um processador voltado para tarefas diárias, automação de escritório, visualização de vídeo e jogos leves. Ele roda a 1,70 GHz e pode ser insuficiente para tarefas de GIS.

Um Intel Core i5 já é adequado para trabalhar com GIS porque a velocidade do processador pode chegar a 2,7 GHz em um laptop e 3,3 GHz em um computador desktop. Este processador nos permitirá executar vários processos ao mesmo tempo.

Nossa Recomendação: Um Intel Core i7 é o ideal, com quad core, então você não terá problemas para realizar nenhum processamento. Os processos que executar serão mais rápidos e você economizará muito tempo. A velocidade do processador pode chegar a 4,0 GHz.

Memória RAM

A RAM é necessária para armazenagem de processos, e o seu potencial fica evidente quando precisamos processar um grande volume de dados. Ao realizar uma operação com qualquer software GIS, estamos realizando operações matemáticas, portanto, o poder de computação e armazenamento é crucial.

Nosso computador escolhido deve ter mais memória do que os aplicativos podem consumir. Quanto mais RAM você puder pagar, melhor. Claro, sempre levando em conta o preço.

Nossa Recomendação: 16 GB ou mais é recomendado. Quando possível, é recomendável expandir a memória, visto que uma das atualizações de hardware mais baratas que podemos fazer é expandir a memória disponível.

Disco Rígido

São dispositivos mecânicos capazes de iniciar leituras de arquivos e localizar informações. Para melhorar a performance do seu PC, o ideal é buscar por SSD. Um SSD (Solid State Drive) fornece tempo de busca mais rápido e mais consistente.

Uma unidade SSD é interessante para um acesso mais rápido aos dados e tornará a inicialização do computador mais rápida.

O tamanho não é um fator limitante. Qualquer computador moderno já virá com 1 TB. Depende da quantidade de informações com que você precisa trabalhar, se você trabalhar com muitas ortofotos, modelos digitais de terreno ou rasters, pode precisar de um pouco mais de espaço. Mas levando em consideração que existem soluções para armazenar dados na nuvem ou em discos rígidos externos, não se concentre muito neste aspecto na hora de comprar um computador.

Nossa Recomendação: um SSD de 480 GB e um SATA de 1 ou 2 TB.

Placa de Vídeo

Uma placa de vídeo dedicada é quase obrigatória para trabalhar com softwares GIS.

No caso de fazer visualizações 3D complexas, precisamos de placa de vídeo com memória RAM de pelo menos 1 GB.

Eles devem ser compatíveis com OpenGL e com suporte para WebGL.

O ArcGIS 10.3 requer uma placa gráfica com um mínimo de 64 MB de RAM (pelo menos 256 MB recomendado). O visualizador de cenas requer que a placa de vídeo tenha 1 GB ou mais.

Nossa Recomendação: Placa com pelo menos 4 GB de RAM (NVIDIA Geforce, Quadro ou AMD / ATI)

Sistema Operacional

Embora o Linux tenha um desempenho melhor que o Windows, temos que recomendar um sistema operacional baseado em Windows, já que certos programas GIS, como ArcGIS, são compatíveis apenas com Windows Server 2008/2012 e Windows 8.1 e 10 (o Windows 10 começa o suporte no ArcGIS versão 10.5).

Se você vai trabalhar apenas com QGIS ou gvSIG ou aplicativos baseados na web (GeoServer ou OpenLayers), você pode escolher Ubuntu ou Mac. Um serviço WMS é 30% mais rápido em um servidor Linux do que em Windows Server.

O gvSIG em particular suporta as plataformas Windows e Linux e foi testado no Windows XP, Linux Ubuntu / Debian.

Quanto a qual versão do Windows escolher, sem dúvida o Windows 10 funciona muito bem, então se você tiver o Windows 8.1 atualize sem medo. O Windows 7 não é mais compatível, mas era um sistema operacional muito robusto.

Praticamente todos os sistemas operacionais têm uma arquitetura de 64 bits, esta arquitetura permitirá que você execute aplicativos de 64 bits, como ArcGIS Pro ou ArcGIS Earth.

Nossa recomendação: Windows 10.

Além disso, é possível rodar um analisador automático para testar seu o seu PC atual atende os requisitos do ArcGIS Pro. Basta clicar aqui.

Fonte: Adaptado de MyTravelGadget, Forest GIS e MappingGIS

Clique aqui para acessar as opções de Notebooks de Alta Performance da Avell, a recomendação oficial da Ambiental Pro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress